Restituição Imposto de Renda 2022: Consultar Calendário, Valor e Lotes

A restituição Imposto de Renda 2022 pode acontecer em alguns grupos específicos. A Receita Federal liberou as regras para a devolução do valor. De acordo com o órgão, a restituição Imposto de Renda 2022 vale para pessoas que pagaram um valor acima do que estava determinado. Portanto, veja mais informações sobre o IR a seguir!

Restituição Imposto de Renda 2022
Restituição Imposto de Renda 2022

Imposto de Renda 2022

O Imposto de Renda é um valor cobrado sobre pessoas e empresas. De acordo com a Receita Federal, alguns grupos específicos precisam realizar a declaração junto ao órgão a fim de evitar problemas e pendências posteriores.

A cobrança do IR pode ser destinada à pessoa física e jurídica e além disso, para estrangeiros que obtiveram lucro em solo brasileiro no ano anterior à declaração.

Normalmente, o valor é retido mensalmente nas cobranças em folha de pagamento do trabalhador.

Como uma forma de facilitar a vida do contribuinte, o portal da Receita oferece o programa do Imposto de Renda 2022 de declaração, que antes era executado apenas por profissionais contabilistas, pode ser feito pelo público em geral.

A declaração do valor precisa ser feito pelo contribuinte que:

Deve-se apresentar a declaração a pessoa física que, no ano-calendário de 2020, tenha recebido rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a 40.000 reais.

Fonte: Portal Veja

Pessoas que investiram na Bolsa de Valores e que tiveram como lucros valores acima de R$ 2,8 mil e receberam auxílio emergencial concomitantemente, precisam também realizar a declaração do Imposto de Renda 2022.

Veja aqui mais informações sobre a restituição Imposto de Renda 2022.


Quem tem direito a Restituição IR 2022

A ordem de liberação da restituição Imposto de Renda 2022 vai seguir uma fila do sistema. Isto é, pessoas que realizaram a declaração no início do calendário tendem a receber a restituição de maneira mais rápida.

Por meio da declaração, a Receita Federal tem as informações necessárias para a devolução do valor. Portanto, todos os gastos, investimentos e pagamentos precisam ser informados na declaração.

Valores relacionados aos gastos em saúde e educação do declarante e dos dependentes também precisam estar disponíveis no documento.

Compras ou vendas de imóveis e automóveis, lotes, áreas devem estar inseridas na declaração sem nenhum tipo de omissão.

Após a análise dos tributos, rendimentos e aquisições de valores, o sistema libera ou não a restituição Imposto de Renda 2022. De acordo com o órgão, professores, aposentados ou pessoas com deficiência têm direito a receber a restituição de forma antecipada.

Sendo assim, brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil que pagaram tributos além do necessário, vão receber a restituição de acordo com o cálculo da Receita Federal.


Consultar o calendário da restituição do IR 2022

O valor da restituição Imposto de Renda 2022 é liberado em formato de lotes. Se você não faz parte do grupo privilegiado citado acima, é importante que fique atento ao prazo de recebimento do valor.

O calendário pode ser acessado na página oficial da Receita. Contudo, acompanhe abaixo os prazos informados da restituição que será realizado a partir de maio:

Veja abaixo o calendário de restituições:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Valor e lotes da Restituição Imposto de Renda 2022

A consulta pelo IRPF 2022 pode ser feita de maneira virtual através do site da Receita. Para ter acesso essas informações, siga o passo a passo abaixo:

restituição Imposto de Renda 2022

  • Preencha os dados pedidos;
  • Clique em avançar.

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Restituição Imposto de Renda 2022: Consultar Calendário, Valor e Lotes

Jheniffer Freitas
Administradora e especialista em produção de conteúdo para web desde 2018. Atua como redatora, com o objetivo de compartilhar informações atualizadas sobre todos os assuntos relacionados ao Imposto de Renda para pessoas físicas, jurídicas, MEI, micro e pequenos empresários ao redor do Brasil.