Se você é contribuinte da Receita Federal e quer saber mais informações sobre os informes de Rendimentos IR 2022, continue acompanhando o texto a seguir. Veja de que forma você pode realizar a emissão de boletos, comprovantes e saiba tudo sobre os informes de Rendimentos IR 2022!
GUIA DE CONTEÚDO
O que são informes de rendimentos?
Os informes de rendimentos são os documentos responsáveis por conter os dados a respeito dos ganhos do contribuinte por um espaço de tempo. Sendo assim, é um importante fator de dados e que ajuda diretamente no preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2022.
Entretanto, é preciso conhecer a lista dos ganhos que podem estar inseridos no documento. Entre eles, podemos citar:
- Pensões;
- Aposentadorias;
- Bônus;
- Salários;
- Lucros referentes a investimentos financeiros e similares.
Outra informação importante é sobre o órgão emissor do documento. Este varia de acordo com cada contribuinte. Os aposentados e pensionistas, por exemplo, podem solicitar a emissão dos informes de Rendimentos IR 2022 para o INSS. Os bancos também podem entregar o documento às pessoas que tiverem conta em suas unidades.
Além disso, as empresas também podem ter a função de entregar o documento referente aos salários, lucros e bonificações que o funcionário venha a ter junto à organização.
Devido à especificidade, pode ser de grande ajuda no preenchimento da declaração do Imposto de Renda.
A declaração do IR 2022 é obrigatória para determinados grupos específicos pelo qual a Receita Federal analisa os gastos e lucros de uma determinada pessoa com o intuito de analisar sobre os tributos pagos.
Caso tenha sido recolhido um valor além do necessário, a Receita se responsabilizará para fazer a rescisão. Porém, se o contribuinte pagou menos do que o necessário vai precisar realizar o pagamento de multa.
Quais são as informações presentes nos informes de Rendimentos IR 2022?
Os principais dados presentes no documento estão os rendimentos tributáveis, não tributáveis, sujeitos à tributação exclusiva e afins.
Os rendimentos considerados como tributáveis são todos os valores que precisam ser informados e que são cobrados tributos.
Já os não tributáveis são os também chamados de isentos e que são, por exemplo, rescisão, multa entre outros. Pensão alimentícia e despesas com ação judicial entram nas categorias dedução e exclusão.
Como emitir extratos e comprovantes?
Os extratos e comprovantes referentes aos informes de Rendimentos IR 2022 podem ser acessados de forma online junto à Receita Federal.
Através do site e por meio do Sigepe Mobile o contribuinte pode ter as informações de forma detalhada.
Veja o passo a passo para acessar os dados através do site ou aplicativo do Imposto de Renda 2022:
- Acesse a loja de aplicativo do seu celular e busque por Sigepe Mobile;
- Insira login e senha;
- Analise as informações referentes à fonte pagadora;
- Selecione o vínculo;
- Vá para o comprovante de rendimentos e faça o download.
Depois desse processo, é preciso escolher o local de encaminhamento do comprovante. Entre as opções oferecidas estão e-mail e whatsapp. Porém, outros meios podem ser oferecidos.
Para abrir o documento basta clicar no ícone referente e terá todas os esclarecimentos sobre os seus rendimentos.
O contribuinte também tem a oportunidade de acessar as informações junto ao site da Receita Federal. Depois disso, clique em Sigepe e informe os dados pedidos. O acesso também pode ser feito com o certificado digital.
✓ Veja alguns dos artigos mais buscados no site:
Nesse caso, não é necessário informar a senha, já que o documento digital, já garante a veracidade do cadastro do usuário. Para mais informações sobre os informes de Rendimentos IR 2022, continue acessando o portal.