Muitas pessoas têm dúvidas a respeito da cobrança do Imposto de Renda para MEI 2022. Se esse for seu caso, saiba que trouxemos as principais informações e todos os esclarecimentos sobre valores e declaração de acordo com alguns critérios. Além disso, dados sobre a liberação do boleto e a tabela disponível para esse público alvo, também são citados no texto a seguir. Continue a leitura e saiba mais sobre o Imposto de Renda para MEI 2022!
GUIA DE CONTEÚDO
MEI precisa declarar Imposto de Renda
O Imposto de Renda é um tributo cobrado levando em consideração a renda, os gastos e o lucro de cada pessoa ou empresa.
Sendo assim, o valor é específico e também funciona como uma forma de avaliar o desenvolvimento econômico do país. A declaração só é obrigatória em alguns grupos. Com isso, a Receita Federal avalia se a cobrança foi excessiva ou reduzida.
Caso o valor cobrado seja menor do que o necessário, o declarante precisa pagar uma multa equivalente a fim de regularizar o CPF ou CNPJ no sistema.
Porém, se o valor foi excessivo, a Receita libera a restituição Imposto de Renda 2022 de acordo com o calendário proposto pelo órgão.
No entanto, muitas pessoas têm dúvidas a respeito da declaração do Imposto de Renda para MEI 2022. Afinal, este grupo precisa declarar o valor anualmente?
Bem, nem todos os Microempreendedores Individuais precisam realizar esse procedimento. As pessoas que tiveram uma renda tributável acima de R$ 28.559,70 precisam fazer a declaração.
Contudo, esse documento não deve ser confundido com o DASN-Simei. A Declaração Anual do Simples Nacional 2022 é obrigatória, já que é uma forma de garantir a formalidade da pessoa jurídica daquele grupo em questão.
A modalidade de microempreendedor individual (MEI) foi implementada pelo governo federal com a finalidade de simplificar obrigações e estimular a formalização das pessoas que trabalham por conta própria.
Podem ser registrados como MEI as pessoas que trabalhem em determinadas atividades permitidas para o MEI, faturem até R$ 81 mil por ano (6.750,00 por mês) e que não sejam sócias em outras empresas.
Fonte: Portal UOL
Como funciona a tabela do Imposto de Renda para MEI 2022
A porcentagem é estabelecida de acordo com o rendimento do MEI. De acordo com uma tabela liberada pela Receita, os valores são organizados obedecendo a alíquota do órgão. Observe os percentuais que estabelecem os valores isentos de declaração do MEI:
- 32%: Serviços;
- 16%: Transporte de passageiros;
- 8%: Transporte, Indústria, Comércio e afins.
Para quem precisa realizar a declaração do Imposto de Renda para MEI 2022 e gostaria de saber a renda, basta subtrair a receita bruta pelo percentual de isenção Imposto de Renda 2022 informado acima. O resultado subtrai-se pelo valor das despesas.
Como fazer a declaração de IR para MEI 2022
Como mencionado, é preciso entender que há uma diferença. Nem todo MEI precisa declarar o IRPF 2022. Contudo o DASN-Simei precisa ser declarado obrigatoriamente por todos.
Para a realização dessa declaração, basta seguir os passos:
- Acesse o portal da Receita Federal aqui;
- Insira o CNPJ da empresa;
- Escolha o tipo de declaração e o ano pelo qual serão informados os dados;
- Insira os dados referente ao campo de atividades prestadas;
- Informe a presença ou não de funcionários na empresa;
- Vá para transmitir e envie a declaração preenchida.
Os Microempreendedores Individuais que precisam declarar de acordo com o cálculo informado acima, precisam seguir as instruções abaixo:
- Acessar o site da Receita informado acima;
- Ir para rendimentos isentos e não tributáveis;
- Siga para a opção 13;
- Preencha os dados do CNPJ e nome da empresa.
O boleto é gerado após a declaração. Para mais informações sobre o Imposto de Renda para MEI 2022, continue acompanhando a página.